domingo, 19 de abril de 2009

Cultura Popular V


A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.

A base da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África . A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços a cultura brasileira. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.

A cultura brasileira abrange um elenco de manifestações que fazem parte do cotidiano do povo; um relicário de valores expressivos que vão se perpetuando através das gerações, e alimentando a memória viva da nação. É importante preservá-la, pois essa cultura representa a identidade do povo brasileiro.


Grupo: Andre Felipe, Ana Luisa, Iago, Júlia, Luisa Rocha, Victor Luís, Pedro Henrique

Um comentário: