sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cultura Popular IV

Região Sul

A região sul foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações).

Essa diversificada formação tornou a cultura dessa região sul do Brasil muito rica, um exemplo disso é Curitiba, nomeada em 2003 como capital da Cultura das Américas, instituída por organismos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Nas festas típicas, nas danças, nas músicas, na culinária, na arquitetura, basicamente em toda a cultura da região, é possível perceber a marcante influencia dos colonizadores europeus.
As danças típicas são: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada. As festas tradicionais são: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios. Das lendas destaca-se: a do Negrinho do Pastoreio, do Sapé, do Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.

Na culinária podemos destacar o arroz carreteiro, chimarrão e churrasco (típicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camarão, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paraná, os pratos mais típicos são arroz com pinhão, barreado e o carneiro no buraco. E não podemos nos esquecer do chimarrão, bebida tipica, feita com erva-mate, geralmente servido quente de uma infusão, tomado em cuia e bomba apropriada.




Região sudeste
As festas típicas da região são marcadas pela influência africana, como as congadas, a festa do Divino Espírito Santo, reisados, lundus, sambas etc. Além disso, a cultura caipira é muito presente no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.As danças tipicas da regiao são o fandango, folia de reis, catira e batuque.Das lendas podemos destacar: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa. No artesanato temos, sobretudo trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.

A culinária do Sudeste é muito rica e varia de um estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada. Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza.



Grupo: Andre Felipe, Ana Luisa, Iago, Júlia, Luisa Rocha, Victor Luís, Pedro Henrique

Um comentário: