sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cultura Popular III

Regiao Norte

Com folclore próprio, as grandes atrações são o Festival Folclórico de Parintins, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA e as danças típicas, Marujada, Carimbó e Cirandas.Como Samba lelê e outros
Na região estão alguns dos teatros mais belos do Brasil, que são: Teatro Amazonas, localizado em Manaus e o Theatro da Paz, localizado em Belém. Uma mistura da arte barroca, rococó e outras artes além de ser o principal símbolo do áureo da borracha, na época em que Manaus e Belém eram as localidades mais ricas do Brasil.

O Bumba-meu-Boi uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos, animais e fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida. Ela foi originada ainda no século XVIII, das divergências e do relacionamento entre os escravos e os senhores nas Casas Grandes e Senzalas. Refletia as condições sociais de negros e índios. No Maranhão, o Bumba-meu-boi delimita um universo rico e pujante, que mistura lazer, trabalho, compromissos, festas, artes, ritos, mitos, performances, crenças e devoção. Em linhas gerais, consiste na brincadeira que faz dançar, cantar e tocar, em volta de uma carcaça de boi bailante, um agregado de pessoas que se tratam por brincantes.

http://www.youtube.com/watch?v=Rgf7XxHPjko

Regiao Centro Oeste

As primeiras estradas e vilas criadas na região foram obras dos bandeirantes que, durante os séculos XVII e o XVIII, desbravaram territórios à procura de minérios ou para capturar indígenas. Mas o efetivo povoamento regional somente começou quando o desenvolvimento do Sudeste fez surgir um forte mercado consumidor para a pecuária e a agricultura na parte sul da região.
Nas festas populares podemos destacar as cavalhadas (folguedos que simulam batalhas medievais entre cristãos e mouros) e outras festas folclóricas. Dentre as festas a que mais se destaca é a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é uma das que mais se destaca é um evento cultural do município brasileiro Pirenópolis.
A Festa do Divino de Pirenópolis está em processo de tombamento e poderá obter status de Patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo IPHAN.
Com duração de doze dias, tem seu ápice no Domingo do Divino, cinqüenta dias após a Ressurreição. Mesclada de festejos religiosos e profanos, é constituída de novenas, folias, procissão, missa, roqueira, mascarados, cavalhadas, pastorinhas, congo, e apresentação de outros grupos folclóricos.
Na culinária, os pratos típicos são: arroz com pequi, curau, capivara de caçarola, peixe na telha, quentão, pudim de banana da terra, galinhada entre outros.

http://www.youtube.com/watch?v=jYhFGbJLjRA

Grupo: Andre Felipe, Ana Luisa, Iago, Júlia, Luisa Rocha, Victor Luís, Pedro Henrique

Um comentário: