sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cultura Erudita III

No final do século XVII, a região das minas começa ser povoada e entre as primeiras construções estavam as capelas. Nelas estão as primeiras manifestações de pintura trazidas pelo colonizador. Técnicas de pintura, temas e a tradição cristã européia decoravam os templos mineiros. Na se metade do século XVIII, surgiu uma geração de pintores mineiros que revelou Manoel da Costa Ataíde como o grande mestre da arte colonial brasileira.
No século XIX, a pintura como as outras manifestações artísticas, ficaram quase que esquecidas em Minas Gerais, com poucas oportunidades para o artista da terra. No final do século, a construção de Belo Horizonte proporcionou a construção de vários prédios públicos, mas os artistas contatados eram estrangeiros ou de outros estados.
No século XX, o primeiro impulso para as artes mineiras foi dado pelo fluminense radicado em Belo Horizonte, Aníbal Mattos, que, em 1918, fundou a Sociedade Mineira de Belas Artes. Em 1920, a audaciosa Zina Aita organizou a primeira exposição arte moderna de Minas Gerais. A partir daí, a pintura encontraria novamente espaço nas terras mineiras.
A década de 40 marcaria para sempre a história das artes plásticas mineiras. Em 1944, Alberto da Veiga Guignard, a convite do prefeito Juscelino Kubitschek, se transfere para Belo Horizonte, onde lecionou e dirigiu a Escola de Belas Artes. A Escola Guignard como hoje é conhecida, foi a responsável pela formação de várias gerações de pintores mineiros como: Maria Helena Andrés, Álvaro Apocalypse, Chanina, Ione Fonseca, Laetitia Reunault, Marília Gianetti, Mário Silésio, Sara Ávila, Wilde Lacerda, Wilma Martins, Yara Tupinambá e Farnese de Andrade.
A produção nas décadas seguintes foi farta em qualidade e quantidade, com os artistas mineiros conscientes do papel do artista na sociedade e inseridos nos principais movimentos de vanguarda.
Fernando Lucchesi, Marco Túlio Resende, Mônica Sartori, Oscar Araripe, Mário Zavagli, José Alberto Nemer, Fani Bracher e Carlos Bracher são pintores talentosos e premiados que, reconhecidamente, fazem parte da elite da arte contemporânea brasileira.

Grupo : Fernando, Eduardo, João Vitor, Carlos Rafael, Henrique, Matheus Lana e Vitor Arêdes

Um comentário: